20 homens que cumprem penas nas unidades penais (UP´s) de Araguacema, Colméia e Guaraí foram certificados durante cerimônia pública realizada nesta última quinta-feira (17/12), após concluírem com êxito um curso voltado para a produção de artefatos de concreto, com carga horária total de 160 horas/aula.

 

A capacitação integra um programa desenvolvido pelo Sistema Penitenciário do Tocantins, comandado pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (SECIJU/TO). A iniciativa tem o objetivo de garantir que os presos aprendam uma profissão, antes de finalizarem o cumprimento de suas respectivas penas.

 

Foto: Divulgação/SECIJU-TO

Cursitas receberam certificados durante cerimônia pública.

 

As aulas foram ministradas dentro das próprias UP´s conveniadas, de segunda a sábado, até o cumprimento da carga horária total do curso. Por conta da pandemia Covid-19, houve a necessidade de adoção de protocolos especiais, para prevenir a contaminação dos cursistas, além dos profissionais envolvidos.

 

Segundo o atual diretor da UP de Guaraí, Nuriam Miranda, o curso quebrou muitos paradigmas, já que foi ministrado por uma mulher, quando não se é comum ver mulheres nesta área de atuação. O diretor explicou que, justamente por este motivo, os apenados se sentiram inspirados a quebrar preconceitos.