Mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses estão aptos a voltar às urnas neste próximo domingo (24/06), quando acontece o 2º turno na eleição suplementar do Estado. Na oportunidade serão definidos os nomes dos próximos governador e vice-governador que comandarão o Estado até o fim deste ano.

 

Quem não votou no 1º turno poderá comparecer normalmente a uma das 3.718 seções de votação espalhadas pelos 139 municípios do Estado. Aqueles que optarem por não comparecer terão ainda que justificar a ausência em um cartório eleitoral mais próximo, lembrando que o prazo para justificar é de até 60 dias.

 

A partir desta terça-feira (19/06), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A normativa foi estabelecida pela Resolução Nº405/2018, publicada em abril pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO).

 

Ainda conforme a Resolução Nº405/2018, o prazo final para divulgação de propaganda política mediante reuniões públicas ou promoções de comícios ocorre nesta quinta-feira (21/06). Na sexta-feira (22/06) é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

 

A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 9 de julho. No dia 7 de outubro os eleitores tocantinenses voltam novamente às urnas para as eleições gerais, desta vez para eleger deputados federal e estadual, dois senadores, governador e vice, além de presidente da República e vice para um mandato de 4 anos.

 

Candidatos que disputam o 2º turno no Tocantins:

 

Nº 31 - Mauro Carlesse (PHS), vice Wanderley Barbosa (PHS);

Coligação Governo de Atitude – PHS, DEM, PTC, PRB, PMN, PP e PPS.

 

Nº 22 - Vicentinho Alves (PR), vice Divino Bethânia (PROS);

Coligação A Vez dos Tocantinenses – PR, PROS, PPL, SD e PMB.