O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (30/04), os dados mais recentes do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), revelando em quais municípios do país houve mais incidência de casos suspeitos e confirmados de dengue, zika vírus e febre chikungunya durante os três primeiros meses deste ano. Conforme os dados, 13 cidades do Tocantins estão na lista das localidades com alto risco para surto das doenças no Estado.

 

Em todo o país existem 994 municípios em alerta vermelho para o surgimento de epidemias relacionadas ao mosquito aedes aegypti, o que representa 20% das mais de 5.200 cidades pesquisadas. O estudo também identificou 2.160 municípios em situação de alerta amarelo, onde a situação requer cuidados permanentes para que não haja uma evolução negativa, caso de Guaraí, lembrando que apenas 1.804 cidades apresentaram índices satisfatórios.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, há necessidade de fortalecimento das ações de combate ao mosquito. Apesar desta avaliação, a pasta entende que a taxa de incidência está dentro do esperado para o período. No Tocantins a cidades em alerta vermelho são: Arguianópolis, Araguaçu, Araguaína, Bernardo Sayão, Bom Jesus, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Crixás, Formoso do Araguaia, Natividade, Paraíso do Tocantins, Sampaio e São Sebastião.

 

 

Obs.: CLIQUE AQUI e veja o resultado mais recente do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde. Os dados relativos ao Tocantins estão nas páginas 100, 101 e 102.