10 servidores da Prefeitura de Guaraí e dois voluntários residentes de um assentamento rural estão participando nesta semana de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Guaraí, com o objetivo de instituir a Brigada Municipal de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais (Brigada Guará), criada por lei municipal sancionada no ano passado.

 

O curso é resultado de parcerias firmadas com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), mais precisamente por meio da 2ª Companhia de Colinas do Tocantins, Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria local de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

 

Obs.: Caso haja necessidade, mais servidores com qualificação para a atividade poderão ser contratados e capacitados pelo município.

 

Panorama dos últimos anos

 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que Guaraí registrou durante todo o ano de 2020 um total de 141 focos de queimadas. O número representa um aumento de 414,7% em relação ao total contabilizado durante todo o ano de 2019, quando foram somados 34 focos.  Vale destacar que grande parte dos focos registrados são provocados de maneira intencional.

 

Apesar do expressivo aumento dos focos de queimadas no caso de Guaraí entre os anos de 2019 e 2020, houve redução de 12% em relação às queimadas registradas em todo o Estado. Foram 13.281 focos contabilizados durante o ano de 2019, contra 11.770 registrados no ano passado, lembrando que o período considerado mais crítico ocorre entre os meses de junho e setembro.