21 de janeiro de 2017, GUARAÍ - TO

::

Palmas

Pancadas de Chuva

36º 20º

Guaraiense toma posse como prefeito de cidade no interior do Pará

02/01/2017 16h24 | Atualizado em: 02/01/2017 16h37
Texto:
Gostou?
  • (5)
  • (1)
Compartilhe:
Divulgação
Adonei Sousa Aguiar, de 35 anos, foi empossado neste último domingo (1º de janeiro), como prefeito da cidade de Curionópolis-PA.

O Contador Adonei Sousa Aguiar, de 35 anos, foi empossado neste último domingo (1º de janeiro), como prefeito da cidade de Curionópolis, situada na região sudeste do Estado do Pará. Guaraiense de nascimento, Adonei conquistou a preferência de 5.227 eleitores, obtendo 41,48% dos votos no pleito passado.

No último dia 9 de dezembro, o prefeito eleito promoveu um evento festivo na pequena cidade paraense, conhecida mundialmente por ter abrigado o maior garimpo a céu aberto do mundo (Serra Pelada), trazendo entre outras atrações a dupla sertaneja João Lucas & Marcelo. O evento também marcou a celebração de seu aniversário.

Fotos: Divulgação
  
Momentos da posse do guaraiense Adonei Aguiar como prefeito da cidade de Curionópolis-PA neste último domingo (1º de janeiro).

Adonei é filiado ao partido DEMOCRATAS (DEM). O político disputou sua segunda eleição como candidato a prefeito da cidade. Em 2012, quando concorreu contra o ex-prefeito Wenderson Azevedo Chamon, mais conhecido como “Chamonzinho”, o guaraiense somou 38,54% dos votos válidos, sendo que seu adversário obteve 61,46%.

Desta vez Adonei concorreu com outros dois postulantes, a educadora e professora Maria do Amparo Costa e Silva, conhecida como “Professora Amparo” e com o Administrador Valdeir de Jesus da Silva, mais conhecido como “Valdeir do União”. Com uma diferença de apenas 406 votos, o guaraiense sagrou-se eleito para comandar a cidade entre 2017 e 2020.

Curionópolis-PA

Com uma população estimada de 17.709 habitantes (IBGE 2015), Curionópolis é reconhecido oficialmente como município desde 1988. Dados históricos indicam que o nome homenageia o Major Sebastião Curió, cacique político local que dirigiu por muito tempo a então vila com pulso forte. Foi um dos responsáveis pela emancipação política do município. A junção do nome "Curió" + "Polis", resultaria em "Cidade do Curió".

O 1º nome da sede municipal, ainda quando vilarejo, era "30", em alusão ao referencial rodoviário em que se encontrava. Com a chegada do Major Curió, os colonos nomearam o local como Curionópolis, em homenagem àquele interventor que havia regularizado a situação da gleba de terras. Em entrevista ao Projeto Rondon no ano de 2007, Curió declarou que o nome "Curionópolis" foi dado em 1981 pelos moradores da localidade contra sua vontade, pois entendia que homenagens somente deveriam ser dadas aos que já haviam falecido

Acompanhe nossas atualizações em tempo real:

Texto:
Gostou?
  • (5)
  • (1)
Compartilhe:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Guaraí Notícias”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade