A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (DEM), nomeou o atual gestor da pasta de Esporte, Juventude e Turismo, Weliton Mendonça, para assumir a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos no lugar do ex-secretário Hugo Nunes. O ex-vereador Davi Rocha (PV), tio de Hugo e irmão do atual vice-prefeito, Donizete Rocha (PV), assume a pasta até então ocupada por Weliton.

 

Weliton (40 anos) foi candidato à vereador nas eleições do ano passado e obteve 400 votos. Ele é filiado ao mesmo partido da prefeita Fátima Coelho, o Democratas (DEM). O ex-vereador Davi Rocha (51 anos), também buscava uma vaga para o 3º mandato seguido nas eleições 2020, mas acabou não conseguindo se reeleger. Ele obteve 309 votos e é filiado ao Partido Verde (PV).

 

O motivo das mudanças

 

A “dança das cadeiras”, ainda no primeiro mês de mandato da nova prefeita de Guaraí, acontece logo após o Ministério Público Estadual (MPE/TO) recomendar a exoneração de Hugo Nunes, que possuía condenação criminal e não poderia assumir funções públicas de livre nomeação, já que isso fere princípios constitucionais e a própria Lei da Ficha Limpa Municipal, sancionada em 2013.

 

Conforme nota divulgada, a Prefeitura de Guaraí informou que Hugo solicitou a própria exoneração. A condenação, que acabou resultado em sua saída do 1º escalão da gestão municipal, envolve uma acusação pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa, ocorridos entre os anos de 2014 e 2015. A pena de 2 anos de reclusão foi convertida em multa e sanções administrativas.

 

Como fica o 1º escalão

 

Adm., Planejamento, Finanças e Habitação

Marivânia Santiago (interina)

*Karina Sacramento (titular)

 

Agricultura, Meio Ambiente e Rec. Hídricos

Weliton Mendonça

 

Art. Institucional e Desenvolvimento

Oscimar Lopes Barbosa

 

Assistência Social

Maria José Ferreira Curcino

 

Educação e Cultura

Sebastião Mendes

 

Esporte, Juventude e Turismo

Davi Rocha

 

Obras e Infraestrutura

Donizeth Medeiros

  

Saúde

Emival Nunes da Fonseca

 

Obs.: *Karina Sacramento esta em licença maternidade e, por este motivo, quem ocupa a pasta interinamente é Marivânia Santiago.