O movimento nas unidades de saúde do Tocantins aumentou nos últimos dias por conta de viroses respiratórias, afetando principalmente crianças e idosos. Até o dia 20 de abril, conforme dados oficiais, haviam sido notificados em todo o Estado 263 casos de Influenza tipo A, 415 casos de Rinovírus, 242 casos de Vírus Sincicial Respiratório, 7 casos de Adenovírus e 8.726 casos de Covid-19.

 

Diante do cenário, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) reforça a necessidade de reforço nas medidas de prevenção, principalmente para as crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que possuem o risco para o desenvolvimento de possíveis complicações, lembrando que a uma tendencia de aumento dos casos que deve perdurar até o fim do período chuvoso (junho).

 

Recomendações

 

Para reduzir e prevenir a transmissão de vírus respiratórios, além da vacinação, também se deve fazer o uso de medidas e controle não farmacológicos, como:

 

- Frequente higienização das mãos;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas gripais;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Usar máscaras se estiver com sintomas gripais;

- Se a criança estiver com sintomas gripais não as leve para a creche, escola ou festas infantis;

- Evite expor menores de 6 meses em locais que a aglomeração.

 

Campanha nacional no Norte

 

Para o combate à Influenza, a campanha anual de vacinação está programada para o segundo semestre de 2024, conforme uma determinação do Ministério da Saúde (MS), que mudou o período, como forma de atender às particularidades climáticas da região, que inicia o inverno amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. Nas demais regiões a campanha já começou.