O vereador e empresário Nilo Farinha (PV), que está em seu 1º mandato como parlamentar, apresentou nesta sexta-feira (19/02), durante sessão realizada na Casa de Leis guaraiense, um projeto de indicação, sugerindo que a Secretaria de Saúde local estabeleça parceria com uma empresa privada de Palmas, visando oferecer consultas e pequenas cirurgias ginecológicas em Guaraí.

 

Conforme a indicação do parlamentar, a parceria seria firmada com o Centro Médico Especialidades e Sonográfico (CEMES), que além de oferecer equipamentos, treinamento e suporte especializado, realizaria ainda atendimentos no município. Em contrapartida, a Secretaria de Saúde local disponibilizaria um espaço físico, investindo a quantia de R$ 25 mil por mês.

 

“Se a gente for levar em conta apenas o custo para se contratar um médico especialista nesta área e os equipamentos, o investimento seria muito maior. Além disso, oferecendo este tipo de suporte aqui na cidade, podemos reduzir a necessidade de pessoas se deslocarem para Araguaína ou Palmas. Penso que este é um investimento muito importante para as mulheres”, destacou Nilo.

 

Aprovada de maneira unanime pelos demais vereadores, a proposta de indicação segue agora para apreciação da Prefeitura de Guaraí, que avaliará a viabilidade legal, jurídica e econômica da parceria. Caso ela seja possível, a expectativa é de que sejam ofertados até 50 atendimentos mensais, incluindo consultas, pequenas cirurgias, entre outros procedimentos relacionados.