O vereador Walter Medeiros (DEM) apresentou nesta segunda-feira (14/12), pouco dias antes de concluir seu mandato, um projeto de lei que pretende corrigir um erro histórico no brasão e na bandeira de Guaraí. Trata-se da data de criação do município, assunto que já foi tema de pautas publicadas pelo Guaraí Notícias.

 

Conforme explica o projeto de lei, a criação de Guaraí, diferentemente do que consta na bandeira e no brasão oficial, não ocorreu em 05 de fevereiro de 1968, mas no dia 27 de novembro do mesmo ano, quando a lei que oficializa a criação do território foi de fato publicada, como mostram inclusive documentos da época.

 

“Quero deixar bem claro que não pretendo mudar a data do aniversário de emancipação política de Guaraí, pois isso de fato ocorreu em 11 de abril do ano de 1970, quando a sede que estava em Tupirama foi transferida para o antigo povoado Guará, hoje município Guaraí”, enfatiza o vereador Walter Medeiros.

 

Ainda não há prazo para que a matéria seja votada. O vereador Enival Peres (PDT) sugeriu inclusive a necessidade de uma audiência pública para debater o tema com a sociedade. Vale destacar que a relatoria do projeto de lei ficará sob a responsabilidade da vereadora Fátima Coelho (DEM), prefeita eleita de Guaraí.

 

Bandeira e o brasão de Guaraí

 

 

 

Cópia da lei que criou Guaraí