Reclamação sempre presente, a falta de iluminação pública em ruas e avenidas de Guaraí é um problema que aflige cidadãos residentes de todas as regiões da cidade. O serviço é considerado essencial e contribui para inibir a criminalidade, além de facilitar a locomoção de pedestres e veículos no perímetro urbano.

 

A concessionária Energisa é quem arrecada a contribuição de iluminação pública no Tocantins, mas os valores são definidos por legislações municipais. O montante é repassado para prefeituras, que possuem a responsabilidade de realizar a manutenção, investir em melhorias e até em projetos de expansão.

 

Para solicitar reparos ou a instalação de pontos de iluminação pública em Guaraí o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. O contato pode ser efetivado de segunda à sexta-feira na sede da pasta (antigo Fórum), das 7h às 13h. Ainda é possível ligar no telefone fixo (63) 3464-4269.

 

Conforme balanço da pasta, mais de 500 pontos receberam manutenção entre os meses de fevereiro e março de 2021. Foram cerca de 460 lâmpadas substituídas, 535 relés, 204 reatores, 41 bases e 50 conectores, totalizando 1.290 serviços. As ações seguem um cronograma, conforme a demanda surge.