Desempregadas e sem ter como pagar aluguel, Terezinha Moura da Silva, de 59 anos, conhecida como “TK” e sua filha, Suzany Karoliny Moura da Silva Noleto, de 28 anos, resolveram construir uma casa com barro, além de alguns materiais recicláveis. O lar está sendo erguido em uma pequena chácara na zona rural de Tabocão, local para onde as ex-moradoras de Guaraí se mudaram em 2019.

 

Suzany, que é formada em teatro, conta que a mãe sempre quis morar na roça. TK chegou a trabalhar como cabelereira em Guaraí, mas teve que abandonar o ofício por conta de alguns problemas de saúde. “Minha mãe sonhava em morar na roça e finalmente conseguiu um lugarzinho aqui em Tabocão. Como não dava para comprar o material, optamos por construir a casa nós mesmas”, disse.

 

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

 

Além de barro, a casa, que possui teto de palha, está sendo erguida com pedras, pedaços de madeira, garrafas pet, rodas de moto, bambu, entre outros recicláveis. “Nós estamos usando materiais da própria natureza e itens que as pessoas descartam. Conseguimos ainda alguns sacos de cimento recebidos como doação, mas infelizmente não deu para comprar tijolos”, explicou TK.

 

O local onde as ex-moradoras de Guaraí escolheram para residir faz parte de um assentamento em processo de regularização, que está sendo executado junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Não há luz elétrica e a água é bombeada de um poço, com o uso de um motor movido a gasolina. A construção está em fase final e deve ser concluída em poucos dias.