decreto municipal Nº 1.565/2021, que estabelece medidas de enfrentamento a pandemia Covid-19, teve sua validade prorrogada por mais 15 dias em Guaraí (até 30/04). Além de proibir o consumo de bebidas alcoólicas nos comércios que vendem estes produtos, a medida também proíbe o atendimento presencial em todos os bares ou similares, que podem funcionar apenas por sistema delivery.

 

Restaurantes e similares, ainda segundo o decreto, podem manter o funcionamento até meia noite, porém com capacidade de atendimento ao público limitada a 50%, observadas as orientações de distanciamento. Shows com música ao vivo e a pratica de esportes coletivos também seguem proibidos, assim como o consumo e o acesso de crianças com menos de 12 anos na feira livre.

 

Decreto Estadual prorrogado

 

O Governo do Estado também prorrogou por mais 15 dias a validade do decreto estadual Nº 6.230/2021, que vigoraria igualmente até esta quinta-feira (15/04). Com isso, entre outras medidas, ficam suspensas as aulas presenciais em todas as instituições públicas e privadas da educação básica e do ensino superior, sendo mantida ainda a atuação da força-tarefa “Tolerância Zero” contra aglomerações.

 

Ensino infantil (rede privada)

 

Apesar do decreto estadual restringir as aulas presenciais da educação básica, que compreende o ensino infantil, fundamental e médio, a Prefeitura de Guaraí deve autorizar o retorno presencial da modalidade infantil para as únicas três unidades privada locais - Educandário Moranguinho, Colégio Executivo e Colégio Impacto, mas a regulamentação da autorização ainda não foi publicada.