Promulgada em agosto do ano passado, a Lei Municipal Nº 742/2020, que cria a “Brigada Guará”, vinculada à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí, ainda não foi instituída oficialmente. O grupamento atuará tanto em ações de combate, assim como na prevenção de queimadas.

 

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Guaraí registrou 142 focos de queimadas em 2020. Foram 108 registros a mais do que o total contabilizado em 2019 (34 focos), lembrando que a maior parte dos incêndios ocorrem no período de estiagem, entre os meses de julho e outubro.

 

Vale destacar que a lei que oficializa a Brigada Guará é de iniciativa da própria Prefeitura de Guaraí e prevê a contratação de até 20 brigadistas, de forma temporária, além da aquisição de equipamentos e um veículo de suporte, patrocinados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FUMMAG).

 

 

Notificação de propriedades

 

Mais de 1,4 mil proprietários de imóveis rurais do Tocantins estão sendo notificados para realizar monitoramento de queimadas em suas respectivas áreas, identificadas por meio de imagens de satélite. A ação ocorre em atendimento a uma recomendação do Ministério Público do Tocantins (MPE/TO).