O promotor Adriano Ziza Romero, representante do Ministério Público Estadual (MPE/TO) em Guaraí, expediu nesta última sexta-feira (15/01), após denúncia anônima, uma recomendação para que a prefeita Fátima Coelho (DEM) exonere o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Hugo Coelho.

 

Nomeado há menos de 20 dias, o gestor, que é sobrinho do vice-prefeito Donizete Rocha (PV), possui condenação, que não cabe mais recurso, pelos crimes de estelionato e associação criminosa. A pena de 2 anos + multa teria sido convertida em medida administrativa e o julgamento concluindo em 2020.

 

Conforme o entendimento do promotor, que estipulou um prazo de até 10 dias para que a prefeita de Guaraí exonere o secretário, contados a partir do recebimento da recomendação, Hugo não poderia ser nomeado em função pública, já que isso fere dispositivos constitucionais e a legislação municipal.

 

O gestor, conforme consta na recomendação, obteve vantagem ilícita na concessão de cotas de cartas de consórcio entre 2014 e 2015. Vale destacar que, em 2017, Hugo já havia sido nomeado para o cargo de secretário municipal de Obras e Infraestrutura em Guaraí, função que ocupou por apenas 6 meses.

 

Secretário pediu exoneração

 

Após a repercussão do caso, por meio de nota, a Prefeitura de Guaraí informou ter recebido com surpresa a recomendação do MPE/TO. A nota ainda confirmou que Hugo Coelho pediu exoneração e colocou o cargo à disposição da prefeita Fátima Coelho, que ainda não informou quem o substituíra na referida secretaria.