Uma onça-parda foi encontrada morta às margens da rodovia BR-153, no trecho situado entre os municípios de Tabocão e Guaraí, fato ocorrido na manhã desta terça-feira (19/01). O felino adulto aparenta ter sido atropelado, mas não houve registro de ocorrência relacionada junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

De hábitos predominantemente noturnos, a onça-parda é um animal bastante comum em todas as américas e sua presença já foi catalogada entre o Chile e o Canadá. Predador carnívoro, costuma se alimentar principalmente de cervos e se adaptada relativamente bem em ambientes com a presença de humanos.

 

Sobre o atropelamento do animal encontrado na BR-153, procurada, a PRF, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que não houve registro de ocorrência do tipo. O Guaraí Notícias tentou contato com o Batalhão Ambiental Militar mais próximo (Pedro Afonso), mas ele não estaria mais funcionando.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Animal foi encontrado morto na BR-153, entre Tabocão e Guaraí.

 

E quem recolhe?

 

Vale destacar que Guaraí não possui serviço responsável por recolher animais silvestres e nem estrutura para tratar daqueles que podem ainda ter chance de sobreviver. Na falta de apoio especializado, a população costuma recorrer ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atende de segunda a sexta-feira.