A mídia possui um papel importante na sociedade contemporânea, fornecendo uma vasta gama de informações, de formas diversas. Reportagens influenciam fortemente as atitudes, crenças e comportamentos nas comunidades e têm um papel importante na prática política, econômica e social. Devido a esta influência, a mídia pode também possuir um importante papel na prevenção do suicídio.

 

Estudos científicos diversos apontam que na ausência de uma rede de proteção eficiente da saúde mental, o suicídio que se torna público ou amplamente difundido nos meios de comunicação e pelas redes sociais, serve como gatilho para os próximos suicídios, em especial de pessoas suscetíveis ou emocionalmente fragilizadas. Isto é referenciado como suicídio por contágio.

 

Vale destacar que a maioria das pessoas que pensam no suicídio como solução para os problemas, possuem reflexões ambíguas, ou seja, não têm a exata certeza se querem realmente tirar a própria vida. Por isso a grande necessidade de se evitar a exposição pública das tentativas e dos casos consumados, já que a forma como isso é apresentado, pode influenciar a ocorrência de novos casos.

 

Alinhado a esta premissa e, sobretudo, a dor e ao sofrimento dos familiares das vítimas, o Guaraí Notícias adota um posicionamento editorial, estabelecido desde o ano de 2014, de NÃO PUBLICAR NOTÍCIAS DE SUICÍDIOS em sua área de atuação, que compreende o município de Guaraí, salvo em casos bastante específicos, onde a situação implica em sérias consequências sociais.

 

Precisa de ajuda? Ligue 188

 

Fundado em 1962, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos e especializada na prevenção do suicídio. Através de postos de atendimento espalhados por todo o país e por meio da central 188 (ligação gratuita), a entidade presta serviço voluntário de apoio emocional. Qualquer pessoa pode usar o canal de atendimento, sendo que ele funciona 24 horas.