Os 11 vereadores que tomam posse no próximo dia 1º de janeiro também vão ter a missão de escolher o novo presidente da Casa de Leis para o biênio 2021/2022. A aposta mais previsível aponta que o nome deve sair da base de apoio à prefeita eleita Fátima Coelho (DEM), mas tudo pode acontecer e viradas de última hora acontecem com frequência, já que o cargo é bastante cobiçado.

 

Procurados pelo Guaraí Notícias, a maioria dos vereadores eleitos prefere não dar pistas do que pode acontecer, mas os nomes mais ventilados para assumir a presidência são dos vereadores Gleidson Bueno e Mikéias Feitosa, ambos do mesmo partido da prefeita eleita e que integram a base aliada do futuro governo, totalizando 7 parlamentares. Com 4 cadeiras, a oposição busca surpreender.

 

Marcadas por jogadas articuladas nos bastidores, as eleições para a mesa diretora da Câmara de Guaraí tradicionalmente são cheias de surpresas, até quando o cenário parece ser favorável para um dos lados. Em 2013, mesmo sendo o menos votado entre os eleitos, Claudio Alencar assumiu a presidência da Casa de Leis, máxima que se repetiu no ano de 2017 com Donizeth Medeiros.

 

Vale destacar que além do cargo de presidente, serão escolhidos os ocupantes das funções de vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e tesoureiro, lembrando que, conforme o Regimento Interno da Casa de Leis, o presidente, além da remuneração de vereador (R$ 6.482,03), recebe uma gratificação de 40% do subsídio. No caso de 1º secretário e tesoureiro a gratificação é de 10%.

 

Apesar do Regimento Interno da Casa de Leis prever percentuais de gratificação para os cargos de presidente do parlamento, 1º secretário e tesoureiro, com base na remuneração de um vereador, atualmente apenas o presidente recebe este acréscimo no seu subsídio, mesmo assim ele é limitado pelo percentual máximo de 30% do que um deputado estadual recebe e não pelas regras regimentais.

 

Vereadores eleitos (2021/2024):

 

Gleidson Bueno (DEM) - 795 votos

Mikéias Feitosa (DEM) - 794 votos

Marcelão (DEM) - 673 votos

Bonfim (DEM) - 550 votos

Profª Rita Lopes (DEM) - 461 votos

Léo Geladinha (PV) - 462 votos

Nilo Farinha (PV) - 362 votos

Maydson Almeida (SD) - 417 votos

Fábio Santos (SD) - 388 votos

Tarcísio Ramos (PDT) - 316 votos

Ricardo Gauchim (PDT) - 313 votos

 

Obs.: Os vereadores dos partidos DEM e PV foram eleitos na base de apoio à prefeita Fátima Coelho; SD e PDT compõe o bloco dos eleitos pela oposição.