Moradores voltaram a flagrar na tarde desta terça-feira (04/05), um rebanho com cerca de 20 bovinos circulando por ruas do Setor Planalto. Em novembro do ano passado uma cena parecida foi registrada na mesma região, situação que se repete com frequência há vários anos também em outros bairros do município.

 

As imagens mostram o rebanho circulando perto de um bar, próximo de uma fábrica de cadeiras de macarrão e de uma indústria que beneficia arroz, não muito distante do Centro. Além de animais adultos (vacas e bois), havia também filhotes (bezerros). Apesar do risco, não foram registrados incidentes graves.

 

 

Caso na Justiça desde 2018

 

Em 2018, após denúncias da população, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), cobrando providências por parte da Prefeitura de Guaraí em relação ao problema. Mesmo com decisão judicial confirmada na 2ª Instância, pouca coisa mudou até hoje.

 

E quem recolhe os animais?

 

Guaraí não possui serviço público responsável por recolher animais de grande porte, sejam eles selvagens ou domesticados, vivos ou mortos. Na falta de apoio especializado, a população costuma recorrer ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que não tem se quer local para deixar os animais que são capturados.