A melancia produzida em Guaraí vem ganhando cada vez mais destaque, mas o que muita gente talvez ainda não sabe é que o município possui o maior plantio individual em sistema por gotejamento do Brasil. São 500 hectares administrados por uma família, que há mais de 15 anos vem investindo na região.

 

Jairo José Resende e seus filhos Bruno e Jairo Júnior são os responsáveis por um negócio que hoje emprega mais de 200 funcionários. Eles são de Uruana (GO), capital nacional da melancia e viram em Guaraí uma oportunidade de crescimento, aposta que acabou sendo bem-sucedida, após muito trabalho.

 

 

Em conversa com o Guaraí Notícias, Bruno explica que só no ano passado foram carregados mais de 1.400 caminhões nas áreas administradas por ele, seu pai e o seu irmão. A maior parte das cargas foram revendidas dentro do país, porém uma parte da produção também foi exportada para países da América Latina.

 

Além de Guaraí, a família também cultiva melancia em Miracema do Tocantins e Tabocão. “O pico da safra vai de março a novembro. Produzimos melancia praticamente o ano todo. O fruto cultivado em solo guaraiense hoje vai para todo o Brasil e já temos um padrão de qualidade reconhecido”, explica Bruno.