A dona de casa Alvina José Neta França, de 40 anos, que passeava com o esposo e um neto em Guaraí na manhã deste domingo (27/12), registrou fotos de uma nuvem em formato inusitado. “Levei um susto. Parecia uma cabeça me olhando”, revelou a moradora ao compartilhar as imagens com o Guaraí Notícias.

 

Questionada sobre a duração do fenômeno, Alvina conta que a nuvem logo desapareceu no céu e garante que não é nenhum tipo de montagem. “Foi só o tempo de tirar as fotos e logo ela foi sumindo em poucos minutos. Meu esposo falou que ela parecia um cajado, mas eu pensei que fosse uma cabeça”, disse.

 

Pode ser uma Cirrus

 

Segundo especialistas, as nuvens apresentam formatos diversos e isso costuma ter relação com a altitude em que elas estão situadas. Entre as mais distantes, de 5 a 13,7 mil quilômetros do solo, estão as “Cirrus”, que apresentam visual fino e podem se formar até pelo vapor expelido por aviões.

 

Pareidolia

 

Em relação ao formato lembrar um rosto, cajado ou porque não dizer um ponto de interrogação (depende do que cada pessoa enxerga), a explicação vem da Psicologia. Trata-se de uma “pareidolia”, ou seja, estímulo aleatório, normalmente gerado por som ou imagem, percebido como algo distinto e com significado.

 

Fotos: Divulgação/Alvina José Neta França