Estabelecimentos comerciais de Guaraí estão recebendo a visita de equipes da Vigilância Sanitária, que conta com o apoio de fiscais de postura e das forças de segurança pública locais, visando o cumprimento do Decreto Nº 1.562/2021, que estabelece novas medidas para a contenção da Covid-19 no município até 15/03.

 

Conforme o documento publicado no fim da tarde desta última quarta-feira (24/02), estabelecimentos comerciais, com exceção daqueles considerados essenciais, devem permanecer com atendimento ao público apenas até as 20h, podendo funcionar após este horário somente com atendimento via delivery.

 

A decisão leva em conta o aumento de casos da doença no município e a presença da nova cepa da Covid-19, considerada mais contagiosa e agressiva. O diagnóstico da variante envolve um homem de 44 anos de Manaus (AM), que recebeu tratamento em Palmas e já retornou para o seu estado de origem.

 

Por que até às 20h?

 

Segundo especialistas, há uma mudança no perfil das internações hospitalares. Jovens, que costumam se expor mais aos riscos durante o lazer noturno, agora estão desenvolvendo complicações da doença. Ao se limitar o funcionamento de estabelecimentos noturnos, espera-se que este público fique menos exposto.

 

Algumas exceções

 

A restrição de horário, além de não abranger serviços essenciais (postos de combustíveis, farmácias e hotéis), também não se aplica para instituições de ensino privadas, academias, igrejas e leilões, que seguem planos próprios de contingenciamento da Covid-19, já fiscalizadas pela Vigilância Sanitária local.

 

Covid-19 em Guaraí (25/02)

 

Total de casos: 2.135 (12 novos)

Recuperados: 2.058 (96,39%)

Casos ativos: 40 (1,87%)

Residentes internados: 05

Óbitos confirmados: 37 (1,73%)

Vacinas recebidas: 1.366 doses

1ª aplicação: 1.003 doses

2ª aplicação: 124 doses