O empresário Rogério Borba Zaminhan, sócio proprietário do grupo Atual Laboratório de Análises Clinicas foi nomeado secretário da Saúde em Guaraí pela prefeita Fátima Coelho (DEM) nesta quinta-feira (14/04). Ele assume 48h após seu antecessor, o farmacêutico Emival Nunes da Fonseca pedir demissão.

 

Dono de um currículo profissional notável, Zaminhan é bacharel em Direito e se especializou em Direito Público, além de estar realizando mestrado na área de Ensino e doutorado em Direito Constitucional. O gestor também já trabalhou como assessor de planejamento estratégico do Tribunal de Contas (TCE/TO).

 

Contexto da mudança

 

Além de assumir o cargo em meio a uma das maiores crises sanitárias globais (pandemia Covid-19), o novo secretário sucede um gestor exonerado horas após denúncias indicarem que ele estaria acumulando outros dois cargos públicos remunerados, além da função de secretário, o que é proibido pela Constituição.

 

O que diz a Constituição?

 

inciso XVI do artigo 37 da Constituição veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários. Existe ainda exceções para dois cargos de professor, um cargo de professor + técnico ou científico, dois cargos de médico ou duas profissões regulamentadas na saúde.

 

Como fica o 1º escalão:

 

Adm., Planejamento, Finanças e Habitação

Karina Sacramento

 

Agricultura, Meio Ambiente e Rec. Hídricos

Weliton Mendonça

 

Art. Institucional e Desenvolvimento

Oscimar Lopes Barbosa

 

Assistência Social

Maria José Ferreira Curcino

 

Educação e Cultura

Sebastião Mendes

 

Esporte, Juventude e Turismo

Davi Rocha

 

Obras e Infraestrutura

Donizeth Medeiros

  

Saúde

Rogério Zaminhan