O número de documentos perdidos caiu 47% em 2020, revelou levantamento divulgado pelos Correios. Segundo a empresa pública, que mantém há mais de 30 anos o serviço “Achados e Perdidos”, as agências receberam cerca de 90 mil documentos no ano passado, abaixo da média histórica de 170 mil por ano.

 

A diferença, informaram os Correios, deve-se à pandemia Covid-19, que reduziu a circulação de pessoas. O levantamento enfatiza que os documentos encontrados ficam guardados nas unidades da empresa por 60 dias corridos. Caso não sejam pegos pelos donos, são devolvidos aos órgãos emissores.

 

Para facilitar a busca, o site dos Correios permite que os interessados verifiquem se o documento perdido foi encontrado e em qual agência pode ser retirado. Os documentos guardados provisoriamente podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou depositados em caixas de coleta de correspondências.

 

Para recuperar o documento, o cidadão deve provar a titularidade do mesmo e pagar uma taxa de R$ 5,95. Caso seja constatado que o documento perdido foi entregue em uma agência dos Correios situada em cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível pedir o envio a uma agência mais próxima.

 

Dica ao encontrar documentos

 

Se você encontrou algum documento perdido, antes de qualquer coisa, pesquise se existe alguma rede social em nome do titular. Caso não encontre nenhum contato em suas pesquisas, use as suas próprias redes sociais ou de conhecidos para divulgar, tomando cuidado para não revelar números destes documentos.

 

Fonte: Com informações da Agência Brasil.