Por conta da pandemia Covid-19, comércios, órgãos públicos federais, estaduais e municipais de Guaraí vão seguir orientações distintas em relação ao período de Carnaval em 2021. Para quem precisa saber o que abre e fecha é importante ficar atento as regulamentações válidas para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

 

O comércio, segundo informa a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG), vai funcionar normalmente, seguindo a orientação do Governo do Estado, que optou por não decretar ponto facultativo no período. Sendo assim, órgãos públicos estaduais também terão expediente normal.

 

No caso dos órgãos municipais, o dia 15 será de expediente normal, sendo feriado dia 16 e ponto facultativo dia 17 (até meio dia). Os serviços considerados essenciais e emergenciais não serão interrompidos e aqueles ofertados em regime de plantão, como o Conselho Tutelar, terão suas escalas mantidas.

 

Para órgãos públicos federais, o período do Carnaval deste ano é considerado ponto facultativo. Vale destacar que na quarta-feira de cinzas (17/02), este direito de optar por trabalhar é valido até às 14h. Serviços essenciais e em regime de plantão também serão mantidos. Bancos reabrem no dia 17/02, a partir das 14h.

 

Mais detalhes sobre o assunto

 

Decreto Municipal (Guaraí)

Orientação para o Tocantins

Portaria Federal (2021)

Orientação para comércios (ACIAG)

 

Folia será coibida em Guaraí

 

Seguindo recomendação do Ministério Público Estadual (MPE/TO), Guaraí vai reforçar as fiscalizações da Vigilância Sanitária Municipal, em conjunto com as polícias Civil e Militar, visando coibir quaisquer festas e ações carnavalescas que reúnam aglomerações, eventos estes igualmente proibidos em todo o Estado.