A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu reativar o sistema de bandeiras tarifárias nesta última segunda-feira (30/11). A medida vale partir deste dia 01/12 e a bandeira adotada para o período será a vermelha (patamar 2), a mais cara que existe, R$ 6,243 para cada 100 quilowatts/hora consumidos.

 

O modelo tarifário estava inativo desde maio. A ANEEL havia informado que a medida era uma forma de amenizar os efeitos econômicos da pandemia e valeria até 31/12, mas devido queda no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o alto consumo de energia, a agência regulatória modificou seu entendimento.

 

 

Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios das usinas geradoras de energia estaria abaixo de 50% em praticamente todas as regiões do Brasil até o último dia 29/11, com exceção das bacias dos rios Jequitinhonha e São Francisco na região Nordeste (52,32%).

 

Com o anúncio da bandeira vermelha (patamar 2), além de pagar mais caro pelo consumo, o brasileiro vai precisar economizar para evitar desperdícios com o uso de chuveiro elétrico, aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, lâmpadas, geladeiras e o ferro de passar roupas, principais vilões do consumo residencial.